domingo, 15 de agosto de 2010

Deus e o avanço científico

Comentários em relação aos comentários anteriores:

Pois é Coralaize, eu tbm acho mto perigoso qdo passam a viver mais nesse mundo paralelo do que no mundo real. Acho interessante que esse universo sirva apenas como um anexo do universo que vivemos, com fins limitados. Ir além disso já aponta p sérios problemas psicológicos... =/ tenso!


Bom, enquanto espero um dos livros de Compiladores terminar de baixar p eu voltar a estudar, resolvi escrever aqui bem rapidamente sobre um assunto que muitas vezes me deixa bastante irritado.

Algumas pessoas, independente de religião, têm a opinião de que alguns conhecimentos acerca do universo pertencem a Deus e que o homem não deve "se atrever" a ir atrás para descobri-los. Sinceramente, baseado em que afirmam isso? Por conta de pensamentos semelhantes, a ciência atravessou uma era obscura na Idade Média. Imagine os danos causados à evolução da humanidade por conta de 1000 anos de avanços andando a passos milimétricos! Já ouvi várias vezes comentários desse tipo sobre, por exemplo, o LHC (procure no Google quem não souber o que é ;) ).
Imaginem se os cientistas respeitarem essa opinião. Algumas coisas vão ser descobertas, até chegar um ponto em que só restarão os conhecimentos "proibidos", pois só pertencem a Deus. Pronto. Estagnamos. Não sairemos do lugar. Ah, então o argumento é que "ainda não estamos prontos para algumas pesquisas"? E qdo saberemos quando iremos estar prontos, se não tentarmos??? É muito óbvio que, enquanto não estivermos prontos, falharemos nas nossas pesquisas! Se não estivermos prontos para desvendar mistérios do universo, falharemos inevitavelmente. Se estivermos prontos, acharemos a resposta! Se tivermos medo de desvendar os "mistérios de Deus", nunca saberemos se estamos prontos ou não, sendo clara a dedução, a partir dai, de que permaneceremos sempre pensando que não estamos prontos.
Lógico, precisamos considerar as implicações das pesquisas, como aspectos morais, ecológicos, etc e tal. Em outras palavras, é necessário ter responsabilidade.
Não sei se chegaremos a obter o conhecimento absoluto acerca do universo (acredito que não), mas se mirarmos para essa direção, no mínimo chegaremos a algo grandioso. Acredito até que teremos sempre o que evoluir, nunca chegando ao conhecimento absoluto, como uma função que decresce infinitamente, nunca tocando o eixo 'x', com a taxa de variação diminuindo também infinitamente, em outras palavras, uma função assíntota.

Miremos a Lua, pois no mínimo alcançaremos as estrelas =D

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Coralaize oaskosaksaoksa =D

    Profunda essa última frase heim?! hahaha
    E é realmente muito estranha essa relação "Deus e avanço científico", tem um monte de gente que fala: é assim porque é! foi Deus quem quis, pra que pesquisar sobre isso? =r E se não fossem tais pesquisas estaríamos estagnados, como tu disse. ^^

    Ps.: eu não usei drogas pra fazer o desenho que tá no meu blog. okasoksaosak

    ResponderExcluir